Política da RBT

  1. Introdução

    (NOTA: esse documento está desatualizado. A partir de maio/2002 a RBT passou a ser parte integrante da Fidonet como um grupo de distribuição de echomail em língua portuguesa aberto a sistemas interessados não só do Brasil mas de vários outros países. Assim, partes relativas a manutenção de um nodelist independente por exemplo são obsoletas, mas os conceitos e principios gerais apresentados continuam válidos.)

    Este documento estabelece quais säo as normas que devem ser seguidas pelos membros da RBT, Rede Brasileira de TeleInformática.

    O idioma oficial da RBT é o português. Assim, todos os textos e comunicados oficiais devem ser escritos em português para que tenham validade. Todos os comunicados oficiais aos sysops da RBT devem ser feitos na área RBT-ZONE12 e todos os comunicados oficiais aos usuários da RBT devem ser feitos na área RBT-BRASIL.

    Obviamente este documento näo contemplará todos os casos que podem surgir a cada dia. Questöes näo contempladas por este documento deveräo ser discutidas abertamente pelos sysops da RBT.

    A RBT é uma rede que surgiu no ano de 1992. Vários sysops que na época participavam da Rede FidoNet sentiram que era chegada a hora de se montar uma rede mais próxima da nossa realidade, na qual tivéssemos maior autonomia para implantaçäo de novas idéias e desenvolvimento tecnológico compatível com nossa capacidade criativa, visando estimular a troca de informaçöes e o entendimento pleno entre as pessoas.

    Este documento, fruto de um processo democrático, tenta descrever todos os procedimentos utilizados para o gerenciamento da rede. A leitura e compreensäo de todos os tópicos aqui citados é obrigatória a todos os sysops da RBT.

  2. Da Estrutura Organizacional RBT

    1. Nodes e Sysop

    Node é um endereço na forma "zona:rede/node" que cada sistema participante da RBT possui. A cada node corresponde um operador, também conhecido por sysop. O sysop tem direito de formular as normas que iräo ter validade dentro do seu sistema. Porém, as normas internas näo poderäo ser contrárias em relaçäo a este documento. É obrigaçäo do sysop estar diariamente enviando e recebendo os pacotes de mensagens da RBT.

    Cada sysop é responsável pelos atos dos usuários que utilizam o seu sistema, além de ser o responsável por aplicar penalidades a estes usuários quando isto for necessário.

    Um node MailOnly é outra categoria especial de node. Apesar de aparecer na lista de nodes ativos, um sistema MailOnly näo recebe chamadas de usuários. Somente sistemas que tenham participado da RBT por um período superior a 3 meses poderäo se transformar em nodes MailOnly.

    2. Redes e Coordenadores de Rede

    Uma rede (net) é um conjunto de nodes que pertencem a um mesmo estado ou regiäo. O Coordenador de Rede (NC) é o responsável por organizar o encaminhamento correto dos pacotes de mensagens dentro de sua rede, atualizar os dados dos nodes pertencentes à ela na lista de nodes da RBT, instruir novos sysops sobre o funcionamento da RBT, etc. O custo das ligaçöes efetuadas para envio e recepçäo dos pacotes de mensagens pode ser dividido entre os nodes da rede que recebem pacotes direta ou indiretamente através do NC.

    O Coordenador de Rede é escolhido pelos nodes que participam da rede no período de eleiçöes da RBT.

    3. Echomails e Coordenador de Echomail

    Echomails säo conferências públicas da rede. As mensagens colocadas nestas conferências seräo exportadas para todos os nodes interessados pertencentes a RBT, devendo o conteúdo estar dentro dos assuntos que cada conferência abrange. Periodicamente um arquivo contendo informaçöes sobre os echomails da RBT é distribuído. É obrigaçäo de cada sysop disponibilizar este arquivo a todos os usuários que tenham acesso a RBT em seu sistema.

    O Coordenador de Echomail (EC) é o responsável por divulgar a lista de conferências ativas da RBT, bem como as características e regras das mesmas, mas näo tem autoridade para modificar a estrutura de qualquer área de echomail.

    A exclusäo, modificaçäo ou criaçäo de conferências poderá ser feita com o aval da maioria dos sysops da RBT. Além disso:

    - seräo excluídas periodicamente conferências com baixo volume de mensagens, que näo tenham mais que 5 mensagens por mês por 6 meses consecutivos;

    - qualquer usuário ou sysop poderá sugerir a criaçäo de novas conferências, mas deve preferencialmente enviar uma proposta completa com descriçäo, restriçöes, etc, e com assuntos que possam ser interessantes aos demais e que näo sejam bem suportados nas já existentes. Näo havendo sysops contrários à proposta, a sugestäo será aceita se contar com pelo menos 5 votos, sendo pelo menos 2 de sysops da rede.

    Debates, avisos e votaçöes sobre a manutençäo das conferências deveräo ser feitos nas áreas RBT-BRASIL e RBT-ZONE12.

    O Coordenador de Echomail é escolhido pelos sysops da RBT no período de eleiçöes da RBT.

    4. Zona e Coordenador de Zona

    O Coordenador de Zona (ZC) é o responsável por organizar o encaminhamento correto dos pacotes de mensagens entre as diversas redes, e distribuir a cada 7 dias a lista atualizada de nodes da RBT.

    O Coordenador de Zona é escolhido pelos sysops da RBT no período de eleiçöes da RBT.

    5. Período de Eleiçöes

    As eleiçöes para NCs (Coordenadores de Rede), ZC (Coordenador de Zona) e EC (Coordenador de Echomail) iräo ocorrer durante o mês de março de cada ano, caso exista mais de 1 candidato a cada posto. A apresentaçäo dos candidatos deve ser feita até o dia 10. A votaçäo se prolonga do dia 20 ao dia 30 na RBT-ZONE12, com cada node das respectivas redes, no caso de NCs, e de toda a RBT, para ZC e EC, tendo direito a um voto.

    No caso de empate nas eleiçöes para os cargos de NCs, EC e ZC será decretado vencedor o candidato mais antigo na RBT. Caso exista dificuldade para se descobrir qual é o candidato mais antigo na RBT, é marcada uma nova eleiçäo. A tomada de posse ocorrerá logo após a apuraçäo do resultado. Cada *C eleito deve procurar nomear um substituto, e manter com ele cópias atualizadas dos arquivos relacionados a sua funçäo, se houverem, para assumir o cargo caso ele tenha algum problema.

    5.1. Eleiçöes Extraordinárias: A qualquer momento, um node da RBT poderá convocar eleiçöes extraordinárias para quaisquer dos cargos da RBT, desde que este apresente um motivo justo para esta eleiçäo extraordinária. Caso a convocaçäo extraordinária näo seja aceita pela maioria dos sysops da RBT, o mesmo terá que aguardar 90 dias para tentar convocar eleiçöes extraodinárias novamente.

    6. Observações Importantes

    É permitido a qualquer sysop da rede a livre opçäo de receber suas mensagens pela rota que julgar mais funcional; desde que isso näo prejudique o tráfego de mensagens aos demais sistemas da RBT. Para tanto, o sysop deverá fazer uma solicitaçäo formal ao ZC para a adaptaçäo do encaminhamento dos netmails a nova situaçäo. O node continuará fazendo parte de sua rede.

    A RBT é um meio de comunicaçäo de massa, näo sendo responsável judicialmente pelo conteúdo de qualquer mensagem postada por algum de seus usuários nas áreas de echomail e/ou netmail.

    Questöes colocadas em votaçäo na área RBT-ZONE12 teräo o resultado divulgado após 7 dias de votaçäo. Para que o resultado seja aceito, é necessário que um mínimo de 10% dos sysops da RBT tenham votado.

  3. Da Entrada de Novos Sistemas

    A entrada de novos sistemas deve ser incentivada. A RBT está aberta a qualquer sysop interessado em participar. Porém, algumas premissas säo necessárias antes da admissäo do novo node, a saber:

    • O sysop do novo sistema deve inicialmente se familiarizar com todos as normas vigentes dentro da RBT.
    • A requisiçäo de um node deve ser feita primeiramente a qualquer sysop que tenha um node RBT. Este, encaminhará um comunicado na área RBT-ZONE12, notificando a todos sobre a entrada do novo node na rede. Durante 7 dias, sysops contrários a entrada deste novo node poderäo se manifestar, havendo votaçäo caso seja necessário. Durante este período, o novo node pode com o auxílio de algum sysop da RBT ir adaptando seu sistema para funcionar como node RBT, podendo inclusive ecoar a área RBT-ZONE12. Normalmente o NC (Coordenador de Rede) ficará responsável pelo processo de entrada do novo node em sua rede.
    • O novo sysop deve demonstrar que está tecnicamente preparado para participar da rede, além de fornecer a seus usuários informaçöes sobre as regras em vigor nas áreas de echomail.
    • Além do comunicado da entrada na rede (e votaçäo se for o caso) , o novo sistema deverá passar por um período mínimo de experiência de um a três meses como ponto antes de receber node definitivo. Exceçöes analisadas caso a caso e variaçöes regionais para a prática desse período de experiência näo säo descartadas.

  4. Das Obrigações do Sysop

    É obrigaçäo de um sysop da RBT:

    • Ler com frequência as mensagens da ZONE12, participar, opinar e estar sempre atualizado com todos os serviços prestados pela rede.
    • Possuir em seu sistema no mínimo as áreas RBT-ZONE12 e RBT-BRASIL, e uma área de netmails. O envio de netmails é gratuito para usuários devidamente cadastrados. Caso seja coordenador, é obrigatório o ecoamento de todas as áreas de echomail, fileecho e netmail.
    • Orientar, em princípio, os seus usuários, zelando pela estilizaçäo das mensagens no tocante à eliminaçäo de quotes longos, quotes desnecessários (por exemplo: tagline, linha de origem, etc), uso de assinaturas, assuntos que fujam à área, linguajar fulo, etc.
    • Näo permitir acesso às áreas de echomail RBT, a usuários näo devidamente identificados, com nomes supostos e/ou apelidos.
    • Zelar pela preservaçäo do nome, pela divulgaçäo e pelo uso da RBT.

    É considerado comportamento irregular de um sysop da RBT:

    • Violaçäo de netmails alheios
    • Utilizaçäo de mailers e/ou gerenciadores de BBS hackeados
    • Desobediência às normas vigentes nas áreas de echomail
    • Falhas na configuraçäo:

      • AKAs errados
      • Linhas de origem vazando
      • Duplicaçäo de mensagens
      • Permissäo de acesso indevido na área RBT-ZONE12

    Poderá ocorrer advertência ou dependendo o caso será julgado na RBT-ZONE12, podendo ser votada a cassaçäo do node ou suspensäo por tempo indeterminado.

  5. Das Obrigações do Usuário

    É obrigaçäo de um usuário da RBT:

    • Comprovar sua identidade ao seu sysop
    • Conhecer as regras vigentes em todas as áreas de echomail
    • Contribuir para a melhoria do nível das áreas de echomail

    O envio de arquivos binários codificados (uuencode ou equivalente) é proibido na RBT, tanto em echomail como em netmail. O uso de criptografia (PGP ou equivalente) em echomail também é proibido, mas a troca de mensagens de forma moderada (sem exageros) criptografadas via netmail é aceitável.

    É considerado comportamento irregular de um usuário da RBT:

    • Envio de mensagens fora da finalidade da área
    • Envio de mensagens com assinaturas maiores que 3 linhas
    • Envio de mensagens que incentivem práticas ilegais ou anti-éticas
    • Envio de mensagens com brigas, xingamentos e desavenças pessoais

    Ocorrerá advertência nos casos acima, e persistindo ou dependendo da gravidade, o caso será julgado na área RBT-ZONE12. Observaçäo: na RBT tentamos excluir a figura do MODERADOR nas áreas de echomail, pois muitas vezes ele inibe os usuários menos experientes a participarem das áreas de mensagens.

    Conseqüentemente, é necessário que todos colaborem. Sempre que um usuário ver outro utilizando as áreas de mensagens incorretamente, deve enviar um netmail endereçado ao sysop do sistema de onde a mensagem com problemas foi originada. Ao receber esta mensagem, o sysop irá enviar outra mensagem ao usuário, esclarecendo ao mesmo o problema.

    Caso exista divergência, o sysop deve levar a mesma para a área RBT-ZONE12 para que se possa discutir sobre o assunto.

  6. Da Manutenção deste Documento

    Este documento passa a ter validade em toda RBT a partir da presente data, após ter sido discutido e elaborado pela maioria dos sysops da RBT que participaram através de votaçöes e mensagens na área RBT-ZONE12, restrita aos sysops da RBT.


Voltar à Página Anterior
Página produzida por Coordenadores e Colaboradores da RBT, atualizada em 05/07/2002.